Calor pode causar desidratação e doenças de pele: veja como se prevenir | Athos Med

Medicina e Segurança do Trabalho

Calor pode causar desidratação e doenças de pele: veja como se prevenir

A estação mais quente do ano, pede cuidados redobrados na saúde, seja pela exposição ao calor excessivo, seja pelo perigo maior de desidratação e de queimaduras na pele por causa do sol forte, além de outros problemas como micoses e má digestão. Pensando nisso, conheça algumas dicas para encarar o verão com saúde.

caloor

Com os dias mais ensolarados, é normal que mais pessoas queiram estar na rua, nas praias, praticando esportes ao ar livre, sem se darem conta de tais perigos. Para evitá-los, o primeiro passo é não ficar exposto de sol das 10h às 16h, principalmente se quiser fazer alguma atividade esportiva. Isso porque aumenta a chance de desidratação pelo suor excessivo.

“Ter a opção de escolher um horário no qual a temperatura esteja mais baixa é melhor. Quando estamos expostos ao calor excessivo, temos que pensar em como vamos repor o líquido perdido, para evitar a desidratação. Pensar se no caminho terá acesso a água ou se tem que levar de casa. Tem que montar uma estratégia”, explica o fisiologista do esporte, Diego Leite de Barros, do Hospital do Coração.

Hidratação

A hidratação de idosos e crianças deve ser reforçada nesta época. Isso porque a criança tende a não pedir por água e os idosos podem não notar que estão desidratados. Dois litros de água por dia podem ser suficientes, mas não é a regra.

“O mais importante é tomar água de forma fracionada ao longo do dia, para ir se hidratando. Quando se sente sede, já é sinal de que o corpo está um pouco desidratado. O ideal é tomar antes de sentir sede”, diz Barros.

Para quem não puder evitar os horários mais quentes, o fisiologista indica o uso de roupas leves, claras e feitas com tecidos que sequem a transpiração mais facilmente, como a poliamida.

Para os esportistas em geral, vale investir também em bebidas isotônicas depois dos treinos, capazes de repor os líquidos e sais minerais perdidos pelo esforço.

“Se a atividade se prolonga por mais de 45 minutos, é necessária a reposição de líquidos e sais minerais. Um exemplo de bebida isotônica é a água de coco”, explica. “Qualquer esforço nessa época é um pouco mais traumático. Em dias muito quentes, vai causar a sensação de um esforço maior. Tem que respeitar essas características e os limites do corpo”.

Fonte: UOL Saúde

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing


Nossos Horários
Seg
08:00h - 17:00h
Ter
08:00h - 17:00h
Qua
08:00h - 17:00h
Qui
08:00h - 17:00h
Sex
08:00h - 17:00h
Sab
08:00h - 12:00h
Agende sua visita