- Radiografias
-
A radiografia (comumente chamada de “raios X”) são exames médicos não dolorosos que ajudam os médicos a diagnosticar e tratar doenças. A radiografia expõe uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do organismo. Os raios X são a forma mais antiga e freqüente de produzir imagens clínicas.
A radiografia é utilizada para avaliar mudanças ósseas; localizar objetos estranhos; detectar a presença de câncer; avaliar lesões ou o dano causado por infecções, artrite, crescimentos ósseos anormais ou osteoporose; guiar cirurgias ortopédicas, como por exemplo, a reparação da coluna vertebral, substituição de articulações e redução de fraturas; determinar se existe acúmulo de líquido na articulação ou em volta do osso; garantir que determinada fratura solidificou corretamente e determinar se um osso está quebrado ou uma articulação está deslocada.
- Avaliação Psicológica
-
É um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, selecionar e sobretudo transmitir e devolver.
- Exames Laboratoriais
-
Um conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).
- Eletroencefalograma
-
É um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.
- Eletrocardiograma
-
É um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.
O exame é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos.
- Espirometria
-
É um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz.
- Acuidade Visual
-
Trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos. A distância entre foto-receptores na retina e da precisão da refração é o que causa a acuidade visual. Para medir a acuidade visual é preciso avaliar a relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre o individuo e objeto, dados que valerão para analisar a gravidade da patologia. A acuidade visual pode ser tratada com o uso de lentes corretivas, como lentes de contato, implantes de lentes intra-oculares e óculos de grau, quando for de nível baixo. Estes indivíduos podem não ter sua vida útil prejudicada pelo problema de visão.
- Atestado de Saúde Ocupacional
-
Define se o funcionário está apto à realização de suas funções dentro da empresa. Geralmente é feito por médico do trabalho ou outro designado pela empresa.
A cada exame realizado, (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional), o médico emitirá o ASO em duas vias. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho, à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via.
Este documento é de extrema importância pois, além da identificação completa do trabalhador com o número de identidade e função exercida, contém também os riscos que existem na execução de suas tarefas, além dos procedimentos médicos a que foi submetido, deixando o trabalhador e empresa cientes de sua atual condição.
- Audiometria
-
Exame necessário para a avaliação da audição do ser humano, utilizando-se de Audiômetro e de Cabine Audiométrica, cujas aferições acústicas devem ser anuais. O exame deve ser realizado em repouso acústico de no mínimo 14 horas.