Como já falamos por aqui, a saúde ocupacional é uma área da medicina que visa proteger o trabalhador dos danos causados em seu ambiente de trabalho, prevenindo doenças causadas pela sua atividade profissional.
No Brasil, todas as empresas, de pequeno, médio e grande porte, devem desenvolver cuidados em relação à saúde ocupacional. Dependendo da área e porte da empresa, a implementação de uma equipe especializada se torna obrigatória.
Em 1978 foram aprovadas, pelo Ministério do Trabalho, as Normas Regulamentadoras (NR) no Brasil. Essas NRs regulamentam a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores.
De acordo com o médico do trabalho Lucas Rêgo, diretor-geral da Athos Med, tanto indivíduos quanto empresas podem implementar atitudes para promover a saúde ocupacional no seu dia a dia.
“Pequenas atitudes, como ginástica laboral frequente, diminuição dos ruídos no local de trabalho, uso de EPIs e equipamentos ergonômicos, já fazem muita diferença na prevenção de doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), surdez, DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), entre outras”, pontua o médico.
A implantação de atividades para a promoção da saúde ocupacional gera diversos benefícios como a prevenção de doenças e acidentes e a conscientização sobre o uso dos equipamentos de proteção.
Além disso, empresas que têm a saúde ocupacional como uma de suas prioridades percebem que os funcionários exercem as atividades muito mais motivados e produtivos devido ao ambiente saudável.