Saiba quais os excessos da Ceia de Natal podem causar danos relevantes à saúde. | Athos Med

Medicina e Segurança do Trabalho

Saiba quais os excessos da Ceia de Natal podem causar danos relevantes à saúde.

Nem tudo pode ser festa durante a Ceia de Natal, alguns cuidados com a saúde devem ser levados em consideração, em especial para o grupo de pessoas com fatores de risco, como tabagismo, diabetes e colesterol alto.

excessos-de-natal

A nutricionista Fernanda Motta Schneider explica que as refeições fartas e o excesso de guloseimas pode sim ir além de um comum ganho de peso e comprometer substancialmente a saúde. “É preciso evitar o excesso de gordura e sal somados a bebidas alcoólicas, essa mistura pode ser muito perigosa para quem tem predisposição a ter hipertensão arterial”, disse a nutricionista.

E o açúcar também deve ser diminuído, em geral, nesta época do ano, há o consumo de muitas sobremesas. A nutricionista indica as frutas como apelo à boa manutenção da saúde, entretanto, não vale o produto em calda, justamente rico em açucares. “Além dos alimentos leves e salgados que provocam a saciedade alimentar, as frutas são indicadas como entrada dos pratos principais, contribuindo na boa digestão”, destacou.

O consumo de frutas é principalmente válido em razão das altas temperaturas brasileiras. Ricas em água e sais minerais, elas ajudam a hidratação. “Rica em água, a melancia, por exemplo, ajuda a desinchar o corpo e regular a pressão alta porque é diurética, e inclusive diminui o apetite por têm fibras que mantém o estômago cheiro”, avaliou Fernanda.

As saladas, tipicamente colocadas à mesa como complemento a outros pratos, são recomendadas porque são leves e também ricas em fibras e vitaminas. Legumes e verduras podem ser temperados com azeite, que aumenta a quantidade de HDL (que é o colesterol bom). “O brasileiro gosta muito de maionese, e é preciso ter cuidado principalmente com as feitas em casa, elas são ricas em gordura. E nas saladas é preciso evitar colocar muito sal como tempero ou condimentos industrializados”, alertou a nutricionista.

PESO

Muito comentadas como fontes de gorduras boas para o coração e por isso consumidas em excesso, as nozes e castanhas também têm suas restrições. Fernanda comenta que quando consumidas em grandes quantidades, esses alimentos podem gerar ganho de peso, quando não provocam a imediata irritabilidade intestinal seguida de diarreia.

A famosa e indispensável farofa à base geralmente de bacon e linguiça também pode provocar os quilos indesejáveis. A alternativa indicada é optar por outros alimentos saudáveis, como o queijo de soja, banana e uvas passas no preparo da farofa. De modo geral, na Ceia de Natal os pratos principais se limitam ao bacalhau, o chester, o pernil ou lombo. Todas as opções podem ser consumidas, segundo Fernanda, porém também com equilíbrio.

“O bacalhau é rico em ômega 3, mas não pode estar salgado e o pernil deve ser substituído pelo lombo pelos cardíacos por ser uma carne com menos gordura”, indicou. Por fim, a sobremesa que nesta época exige ser a rabanada, pode ser consumida seguindo outra dica da nutricionista. “Existem muitas receitas na internet que ensinam a fazer a sobremesa de forma light, com pão integral, leite desnatado e adoçante, com término do preparo ao forno ao invés de fritá-las. Outra dica, polvilhe apenas canela em cima delas”, conclui a nutricionista.

Fonte: Tribuna Hoje 

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing


Nossos Horários
Seg
08:00h - 17:00h
Ter
08:00h - 17:00h
Qua
08:00h - 17:00h
Qui
08:00h - 17:00h
Sex
08:00h - 17:00h
Sab
08:00h - 12:00h
Agende sua visita